Projeto KIRUI Cães de Terapia


KIRUI deriva do japonês 帰塁, que significa retorno.

Existe uma dádiva em compensação. Uma vez estabelecida esta ligação, fica a vontade de retornar, de regressar ao momento mágico que é a companhia do cão. Regressar ao que ele nos dá. Regressar ao que lhe damos. Regressar à incondicionalidade do amor. Retornar.

Na KIRUI acreditamos que podemos contribuir para melhorar a qualidade de vida dos utentes, que são na essência a razão de ser deste projeto.

KIRUI Cães de Terapia é um projeto no âmbito das Intervenções Assistidas por Animais (IAA), que nasceu do amor pelos cães e da vontade de partilhar os benefícios que comprovadamente resultam do seu potencial terapêutico.

Resumidamente, as IAA têm por objetivo a melhoria ou mitigação de incapacidades ao nível do funcionamento físico, social, emocional e/ou cognitivo de crianças, jovens, adultos e idosos.



A EQUIPA













Sílvia Peça

  • Fundadora do projeto KIRUI

  • Curso em Intervenções Assistidas por Animais, ministrado pela ÂNIMAS, Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social (membro acreditado da International Assistence Dogs), Porto;

  • Licenciatura em Psicologia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – Cédula Profissional nº 9689 da Ordem dos Psicólogos Portugueses;

  • Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos, Instituto Português de Administração e Marketing, Aveiro.

"Para além do Projeto KIRUI, é com imenso orgulho que integro e represento a Associação Ânimas. A ÂNIMAS (Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que visa: - Ceder de forma gratuita cães de assistência; - Promover programas de Intervenções Assistidas por Animais; - Realizar ações de formação e trabalhos de investigação científica. Enquanto representante da Ânimas na zona centro, participo em programas de Terapia Assistida por Animais, através do desenvolvimento, implementação e avaliação dos referidos programas.

Neste momento, encontro-me a colaborar com as seguintes entidades: Colégio da Curia, Cercimira, Psike - Psicologia, Saúde e Educação, Agrupamento de Escolas de Mira e Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva de Cantanhede (nesta entidade, enquanto representante da Associação Ânimas)."




Milka


"A Milka, Labrador Retriever, afixo Terras d´Moga, está comigo desde os três meses e meio de idade. Será, sempre, uma eterna criança. Aquela que acarinha tudo e todos, e que tantas pessoas alegra, pela sua doçura boa e mágica, e pela sua alegria contagiante. Sempre tão feliz quando encontra companhia humana, é ali que permanece."

A Milka é uma cadela treinada para IAA e certificada pela ÂNIMAS."






Preta

"A Preta, cruzada de Labrador Retriever, está comigo desde os três meses de idade e foi adotada no Centro de Recolha Animal de Cantanhede. A Preta é uma patuda reservada, de olhos de amêndoa. De olhar sereno e pacífico, procura, nos outros, o abrigo e a proteção que lhe faltaram. Gosta de paz e de estar no seu canto, a observar serenamente, tudo o que se passa ao seu redor. A Preta é uma cadela treinada para IAA e certificada pela ÂNIMAS."







Tika


"A Tika, Labrador Retriever, afixo Terras d´Moga, está comigo desde os seis meses de idade. Sempre atenta e muito observadora, a Tika é uma cadela muito tranquila e serena. Nos momentos de lazer, com as outras patudas, transforma-se e é uma menina deveras brincalhona e energética. Neste momento, dada a sua tenra idade, está a ser treinada para ser um cão de IAA."






SERVIÇOS


Terapia Assistida por Animais A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma intervenção dirigida por objetivos, na qual um animal que obedece a critérios específicos é parte integrante do processo terapêutico. A TAA tem por objetivo a melhoria ou mitigação de incapacidades ao nível do funcionamento físico, social, emocional e/ou cognitivo de crianças, jovens, adultos e idosos, sendo uma intervenção devidamente planeada e avaliada.

Atividades Assistidas por Animais As Atividades Assistidas por Animais (AAA) são intervenções em que não existe uma definição de objetivos terapêuticos, podendo ser aplicadas em vários ambientes/contextos. As AAA têm objetivos lúdicos, motivacionais e, por vezes, pedagógicos, não sendo obrigatória a medição e avaliação dos resultados.





CONTACTOS

Sílvia Peça - 918 334 949

kirui.ct@gmail.com

Facebook | https://www.facebook.com/KIRUIcaesdeterapia

Site | https://kirui1.wixsite.com/kirui

Canal youtube | https://www.youtube.com/channel/UCKYjNaqLr91_QKQcy-NFaKw

Instagram | www.instragram.com/kirui.caesdeterapia/




logo.png

O Claustro, enquanto jornal da FPCEUC, é uma fonte fidedigna que procura não só divulgar informação, como também promover o espírito crítico através de concursos de escrita e ao apelo à participação de todos os  estudantes no mesmo. O Claustro pretende dar aos alunos uma nova visão dos acontecimentos, do mundo exterior e das áreas de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social.
O Claustro observa, escreve, divulga, partilha e contigo recria um novo mundo!