Projeto KIRUI Cães de Terapia


KIRUI deriva do japonês 帰塁, que significa retorno.

Existe uma dádiva em compensação. Uma vez estabelecida esta ligação, fica a vontade de retornar, de regressar ao momento mágico que é a companhia do cão. Regressar ao que ele nos dá. Regressar ao que lhe damos. Regressar à incondicionalidade do amor. Retornar.

Na KIRUI acreditamos que podemos contribuir para melhorar a qualidade de vida dos utentes, que são na essência a razão de ser deste projeto.

KIRUI Cães de Terapia é um projeto no âmbito das Intervenções Assistidas por Animais (IAA), que nasceu do amor pelos cães e da vontade de partilhar os benefícios que comprovadamente resultam do seu potencial terapêutico.

Resumidamente, as IAA têm por objetivo a melhoria ou mitigação de incapacidades ao nível do funcionamento físico, social, emocional e/ou cognitivo de crianças, jovens, adultos e idosos.



A EQUIPA













Sílvia Peça

  • Fundadora do projeto KIRUI

  • Curso em Intervenções Assistidas por Animais, ministrado pela ÂNIMAS, Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social (membro acreditado da International Assistence Dogs), Porto;

  • Licenciatura em Psicologia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – Cédula Profissional nº 9689 da Ordem dos Psicólogos Portugueses;

  • Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos, Instituto Português de Administração e Marketing, Aveiro.

"Para além do Projeto KIRUI, é com imenso orgulho que integro e represento a Associação Ânimas. A ÂNIMAS (Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que visa: - Ceder de forma gratuita cães de assistência; - Promover programas de Intervenções Assistidas por Animais; - Realizar ações de formação e trabalhos de investigação científica. Enquanto representante da Ânimas na zona centro, participo em programas de Terapia Assistida por Animais, através do desenvolvimento, implementação e avaliação dos referidos programas.

Neste momento, encontro-me a colaborar com as seguintes entidades: Colégio da Curia, Cercimira, Psike - Psicologia, Saúde e Educação, Agrupamento de Escolas de Mira e Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva de Cantanhede (nesta entidade, enquanto representante da Associação Ânimas)."




Milka